quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dade Amorim e o brincar de ser grande


(Dade Amorim)

A alma é música que às vezes entorta e deixa cair o ritmo janela abaixo
é lago no escuro trêmulo do quarto à procura de luzes e luz sempre em busca.

Alma é deserto pleno e fala dos oásis que não viu
alma é brinquedo quebrado e ainda assim
amado pela criança que imagina seu brinquedo todo inteiro
por um milagre que só mesmo as crianças acreditam.

Milagre é brincar de ser grande
e misturar a alma na longa espera
das pessoas grandes.


Dade Amorim, inspirada e habilidosa poetisa, já não se encontra entre nós. Fomos pegos de surpresa com a notícia de sua partida. Um sentimento de perda preenche, neste momento, a alma de poetas e escritores que interagiram com a sua poesia e gozaram de sua companhia em blogs e redes sociais.

Assim como muitos amigos, tive a honra de apreciar a sua poética e dispor de sua companhia, esta última sempre leve e cativante. Certamente, cada um de nós tem uma história relacionada à poesia ou à presença de Dade.

Lembro bem de suas visitas ao blog "Maria Clara", projeto de vozes femininas que possibilitou a publicação do livro "Maria Clara: uniVersos femininos" (2010), assim como ao blog "HF Diante do Espelho". Lembro da grandeza de sua alma, de sua humildade que ultrapassava qualquer manifestação de ego ou interesse imediato. Lembro das trocas e incentivos literários que se traduziam em palavras, mas também em atos.

Dade foi uma das primeiras autoras a expressar interesse de leitura do livro "Nós em miúdos" (2013). Bastava-nos, no entanto, a leitura de sua poesia para elevarmo-nos a alma, tornamo-nos literária e humanamente melhores, mas a poetisa sempre foi além: "brincava de ser grande" enquanto, poética e materialmente, percorria "a longa espera". Assim foi, assim viveu.

Por essas e outras coisas, sou-lhe grata e guardarei os passos de nossas interações em minhas melhores recordações. Sentiremos a imensidão de sua ausência, prezada poetamiga. Consola-nos, porém, a eternidade de sua poesia e as lembranças dos momentos compartilhados. 


*Para ler ou conhecer a poesia de Dade Amorim: